DiMSUR está mais próximo de estabelecer-se como o centro de redução do risco de desastres da África Subsaariana
8 de Fevereiro, 2017 – O Conselho de Ministros de Moçambique aprovou a proposta para sediar o Centro Técnico de Gestão de Riscos de Desastres, Sustentabilidade e Resiliência Urbana na África Austral (DiMSUR, a sigla em inglês) durante a 2a Sessão ordinária em 31 de Janeiro de 2017.
Segundo o Vice-Ministro de Administração Estatal e Função Pública, Roque Silva, a escolha de Moçambique para sediar o DiMSUR deve-se ao reconhecimento da capacidade e experiência do país na gestão de desastres. O DiMSUR vai continuar a desenvolver estudos e análises para reduzir o impacto das calamidades naturais na região sul da África (confira a matéria no sítio do Governo de Moçambique).
O DiMSUR foi criado em 2014 pelos governos de Madagáscar, Malaui, Moçambique e União dos Cômoros e é facilitado pela ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos). O Centro é uma organização autônoma sem fins lucrativos com o objetivo de tornar-se uma plataforma sub-regional para intercâmbio de conhecimento, concentração de especialistas e capacitação para a redução do risco de desastres, sustentabilidade e resiliência urbana da África Subsaariana.
A ONU- Habitat facilita o processo de estabelecimento e operacionalização do DiMSUR desde 2008. A iniciativa começou quando os governos dos atuais países membros manifestaram a vontade de trabalharem juntos por um futuro urbano mais resiliente no continente africano. Desde o início, a ONU-Habitat atua como Secretariado Ad Interim do DiMSUR.
A ONU-Habitat continua a dar suporte ao estabelecimento do DiMSUR como um forte centro regional por meio do desenvolvimento de seu principal produto: a Ferramenta para o Planeamento de Ações para a Resiliência da Cidade (CityRAP Tool, sigla em inglês). A CityRAP Tool é uma ferramenta simples e interativa para capacitar funcionários e técnicos da administração municipal em centros urbanos de médio e pequeno porte com baixa capacidade institucional.
As atividades da CityRAP Tool já foram conduzidas em 11 cidades de 9 países africanos (Madagáscar, Moçambique, Malaui, União dos Cômoros, Etiópia, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Burkina Faso). Mais de 800 participantes locais foram engajados diretamente nas atividades da CityRAP Tool, entre autoridades municipais, técnicos, líderes comunitários e representantes da sociedade civil.