6D2B3038_21032018_091144

Seminário nacional CityRAP em Cabo Verde

Objectivo é a troca de experiências entre os municípios de Praia, Sal e Santa Catarina do Fogo

Abril 2017 – O seminário nacional da ferramenta CityRAP foi realizado na cidade da Praia, em Cabo Verde no mês de março. As primeiras cidades a implementarem a ferramenta foram Praia, Sal e Santa Catarina do Fogo por meio do projeto “Resiliência Urbana”. As actividades desenvolvidas com o intuito de lidar com o crescimento desordenado das áreas urbanas e peri urbanas são resultado de esforços conjuntos da ONU-Habitat, Governo (Ministério das Infraestruturas) e DiMSUR.

Vereadores das Câmaras Municipais de Praia, Santa Catarina do Fogo e Sal.

Os três municípios expressaram satisfação com os resultados alcançados pelo projeto. Cada um deles apresentou a sua experiência às outras câmaras municipais, universidades, serviço nacional de proteção social, profissionais, ONGs, Assembleia Nacional dos Deputados, parceiros privados, entre outros. “Criamos as sinergias boas para perseguirmos a continuidade em outros municípios”, diz Janice Silva, coordenadora da ONU-Habitat em Cabo Verde.

A Ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva encorajou os presentes a acolherem a ferramenta CityRap em seus municípios como importante ferramenta de planeamento do desenvolvimento urbano. E explicou à imprensa local que o Governo está a trabalhar junto à ONU-Habitat principalmente na melhoria dos assentamentos informais.

A coordenadora do ONU-Habitat acredita que o planeamento urbano deve ser levado a cabo pelos municípios, por isso é tão importante a capacitação dos técnicos locais para a gestão da urbanização resiliente. E diz que a meta é ter todos os municípios cobertos na questão da resiliência até 2022.

O objectivo foi trocar experiências sobre a implementação da ferramenta CityRAP de modo a capacitar as partes interessadas e envolver outros municípios na iniciativa. Câmaras Municipais, como a da Boa Vista, já manifestaram interesse em receber a ferramenta CityRAP. A mídia nacional também esteve presente no evento.

Share this post

Headquarter in Maputo and Sub-Units in Member States

University Eduardo Mondlane Campus (UEM)
Julius Nyerere Avenue, #3453
Sciences Faculty – Physics Department, 2nd Floor
Maputo – Mozambique

Tel: +258 (84) 0531199
secretariat@dimsur.org |www.dimsur.org

Verified by MonsterInsights